Declaração de princípios - Pequeno Manifesto do Museu da Pessoa - Museu da Pessoa - SP


Pequeno Manifesto do Museu da Pessoa 

Todos os museus, assim como o próprio Museu da Pessoa, resultam de escolhas e de percepções de pessoas, grupos ou sociedades de que um certo objeto, um fato, um dado instante na História vale ou valeu a pena. Todos eles valem a pena porque constituem traços de nossas experiências sobre a Terra. Experiências que são narradas, criadas, recriadas e narradas mais uma vez. E ainda muitas e muitas vezes mais. Experiências que valem não porque necessariamente mudaram o curso da história ou glorificaram um instante dela; mas apenas porque revelam nossas múltiplas humanidades.

Saiba por que vale a pena ouvir, preservar e transmitir histórias de vida:
https://bit.ly/2QxnU4B
Fotomontagem de Pedro Francisco dos Santos com a arte do grafiteiro Banksy

Memória Causa

O que a sua pele revela sobre você? A pele é nosso memorial, convida à história de cada um. "Memória Causa" é uma coleção de histórias de vida de pessoas que convivem com a dermatite atópica, uma doença inflamatória crônica que causa lesões na pele e intensa coceira. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, "a característica principal da doença é uma pele muito seca com prurido importante que leva a ferimentos, além de outros sintomas, como, por exemplo: áreas esfoladas causadas por coceira, alterações na cor, vermelhidão ou inflamação da pele ao redor das bolhas, áreas espessas ou parecidas com couro, que podem surgir após irritação e coceira prolongadas".

Conheça aqui os relatos de quem soube lidar e superar essa doença: https://bit.ly/2NcJQjz
No vídeo a seguir Gabriel Souza e Silva, um dos personagens que compõem a coleção "Memória Causa", conta como usou a internet para enfrentar a dermatite atópica.

O ideal de uma vida

A história de Tuba Schor, nascida na Romênia, em 1914, é uma sucessão de apertos e sufocos motivados por sua militância comunista tanto na Europa como no Brasil, para onde emigrou em 1933. Desde criança acostumou-se a ler muito. E tem orgulho de sua trajetória de vida: "Eu não estou arrependida de nada do que fiz. Eu nunca vou dizer que eu perdi a vida. Eu ganhei a vida. A melhor coisa é fazer alguma coisa quando a gente é jovem. Ter um ideal é a melhor coisa da vida."

Leia aqui a história de Tuba: https://bit.ly/2zQU99x
Foto de Tuba e companheiras em viagem às Muralhas da China após participação no Congresso das Mulheres do Mundo, organizado pelo Partido Comunista. O congresso ocorreu na Rússia e, depois, a convite do governo, o grupo de onze mulheres foi passar vinte dias no China (1967)


Por hoje ficamos por aqui.
Esperamos que você siga acumulando histórias e boas memórias.
Até a próxima.
Copyright © 2018 Museu da Pessoa, All rights reserved.
Você está recebendo esse e-mail por fazer parte da base de contatos do Museu da Pessoa

Our mailing address is:

Museu da Pessoa
Rua Natingui, 1100
Vila Madalena
São Paulo, VT 05443-002
Brazil

Add us to your address book


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.


Livre de vírus. www.avast.com.

Comentários